HC - O Patrono


Henrique Castriciano de Souza nasceu a 15 de março de 1874, na cidade de Macaíba -RN. Muito moço revelou seu talento para a literatura, escrevendo artigos, crônicas e poesias para jornais e revistas do país, notadamente Natal. O seu poema “O Aboio” é uma bela página da literatura potiguar.  

Estudou no Atheneu Norte Riograndense, iniciando seu curso jurídico na Faculdade de Direito do Ceará, concluindo no Rio de Janeiro, onde bacharelou-se em 1908.

Foi secretário de governo e Procurador Geral do Estado, eleito e reeleito Vice-Governador. Viajou para o sul do país e Europa, trazendo da Suíça, o plano para a fundação de uma escola especializada na educação da mulher. O resultado foi a criação de uma Liga de Ensino em 1911 e a  fundação da Escola Doméstica em 1914. 

Chegada do Escotismo no Brasil

O Escotismo chegou ao Brasil em 1910 pelas mãos dos marinheiros do encouraçado "Minas Gerais", no Rio de Janeiro.

Chegada do Escotismo no Rio Grande do Norte

No inicio do século 19 alguns anos após o escotismo ter sido fundado, e trazido para o Brasil o poeta Olavo Bilac vendo o desenvolvimento desse novo movimento juvenil, recomendou e incentivou ao então amigo e governador do Estado do Rio Grande do Norte, o Sr. Henrique Castriciano, a fundação do escotismo visto que era um movimento voltado para jovens e que já fazia um grande sucesso no sul país, então por volta de 1918 o escotismo foi fundado no Rio Grande do Norte. Primeiramente na capital, Natal, e no ano seguinte em Mossoró, pelas mãos do Professor Eliseu Viana.

Foi homenageado, em Fortaleza (CE), pela União dos Escoteiros do Brasil/UEB em 2006, com a entrega da medalha Cruz de São Jorge pela introdução do escotismo no RN e seus serviços prestados à educação.

Henrique Castriciano faleceu na cidade de Natal, em 1947.