HC - O Grupo


Visando ampliar a educação dos alunos e tornar realidade um sonho há tantos anos acalentado, resolve a professora Noilde Ramalho, Diretora Geral, atender a um apelo do então Presidente da União dos Escoteiros do Brasil no RN, o Monsenhor João Penha Filho, que em carta, solicitava a criação de uma unidade de escotismo no Colégio Henrique Castriciano.

Em 01 de novembro de 1997, era instalado o 52º Grupo de Escoteiros Henrique Castriciano, com a promessa de 10 aspirantes, na faixa etária de 11 a 14 anos, sob a presidência da Diretora e colaboração dos antigos escoteiros Antonio Varela da Silva Neto, Carlos Roberto Pinto Lopes, Clayton Barreto e Murillo César Brandão Filho, que se tornaram os primeiros Escotistas do grupo.

Objetivando complementar a educação dos jovens envolvidos neste projeto educativo, o escotismo busca forjar o caráter das crianças e adolescentes, sempre preocupado em desenvolver suas plenas potencialidades, numa parceria que busca a formação de valores espirituais, noções de cidadania e princípios de solidariedade que são assumidos pelo jovem em seu dia a dia.

Em 2006 a União dos Escoteiros do Brasil, condecorou o patrono da Liga de Ensino do RN e fundador do Escotismo no Estado, Henrique Castriciano, que recebeu pós morte a Honraria da Medalha de São Jorge pelos serviços prestados à educação, através do escotismo. Tal solenidade foi realizada durante o Congresso Escoteiro Nacional da UEB em Fortaleza/CE, em 22 de abril de 2006, quando a Professora Noilde Ramalho representou o homenageado e também foi condecorada com a Medalha de Gratidão, em grau ouro, pelo apoio que vem dando ao escotismo local.

Hoje mais de 100 pessoas participam das atividades do 52º GEHC e diversos projetos de ampliação e de melhores atividades estão sendo implantadas para o crescimento desta família que segue a Lei e a Promessa Escoteira a fim de construir um Mundo Melhor.

Nossas Conquistas:

Prêmio Aurélio de Azevedo Marques - Participação 2010
O objetivo do "Prêmio Aurélio Azevedo Marques" é estimular o crescimento dos efetivos registrados nos Grupos Escoteiros, reconhecendo o trabalho realizado pelos Dirigentes, Escotistas e Membros Juvenis.

Grupo Padrão - Grau Bronze 2010
Grupo Padrão - Grau Bronze 2011
A Certificação de Grupo Padrão é um prêmio de reconhecimento anual para os Grupos Escoteiros que alcancem um padrão mínimo de qualidade nas áreas de Administração, Crescimento de Efetivo, Formação de Adultos, Aplicação do Método Escoteiro, Participação na Comunidade, Divulgação do Movimento Escoteiro e Realização de Atividades.