terça-feira, 26 de novembro de 2013

Escoteiros do 52-RN ajudam o Papai Noel dos Correios

Escoteiros e voluntários do 52º Grupo Escoteiro Henrique Castriciano estão apoiando a Campanha do Papai Noel dos Correiros. Membros do Grupo ajudam na divulgação e resposta das cartas escritas por crianças que pedem ao bom velhinho presentes de Natal. 
 Confira a reportagem - CLIQUE AQUI.
Ainda existem muitas cartinhas que não foram adotadas. Vá até uma Agência dos Correios, participe e faça mais uma criança feliz!
 52º Grupo Escoteiro Henrique Castriciano
 

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

52º Grupo Escoteiro Henrique Castriciano completa 16 anos

Neste dia 01 de novembro de 2013, o 52º Grupo Escoteiro Henrique Castriciano está completando 16 anos de atividades no Complexo de Ensino Noilde Ramalho.
O Grupo, instalado no tradicional colégio de Natal/RN, em 01 de novembro de 1997, surgiu após o apelo do então Presidente da União dos Escoteiros do Brasil no RN, o Monsenhor João Penha Filho, que em carta, solicitava a criação de uma unidade de escotismo no Colégio Henrique Castriciano. Visando ampliar a educação dos alunos e tornar realidade um sonho há tantos anos acalentado, a professora Noilde Ramalho, Diretora Geral a época, resolveu fundar o Grupo em que foi Presidente por mais de 13 anos e teve a colaboração dos antigos escoteiros Antônio Varela da Silva Neto, Carlos Roberto Pinto Lopes, Clayton Barreto e Murillo César Brandão Filho, que se tornaram os primeiros Escotistas do grupo.  



Em 2006 a União dos Escoteiros do Brasil, condecorou o patrono da Liga de Ensino do RN e fundador do Escotismo no Estado, Henrique Castriciano, que recebeu pós morte a Honraria da Medalha de São Jorge pelos serviços prestados à educação, através do escotismo. Tal solenidade foi realizada durante o Congresso Escoteiro Nacional da UEB em Fortaleza/CE, em 22 de abril de 2006, quando a Professora Noilde Ramalho representou o homenageado e também foi condecorada com a Medalha de Gratidão, em grau ouro, pelo apoio dado ao Escotismo do Rio Grande do Norte.
Em 2011 a União dos Escoteiros do Brasil reconheceu a instituição mantenedora do Grupo com uma grande honraria. Foi entregue a Medalha de Gratidão - Grau Ouro à Liga de Ensino do Rio Grande do Norte pelos préstimos que realizou à entidade ao longo dos anos.



Em 2012, por fim, o Grupo completou 15 anos e realizou um intenso calendário de comemorações. A Professora Noilde Ramalho, que acompanhou o Grupo até seu falecimento em dezembro de 2010, foi a grande homenageada na celebração dos 15 anos. No dia 23 de novembro os atuais Dirigentes e Escotistas organizaram no auditório do HC/UNI-RN uma cerimônia formal que teve dentre os pontos altos, o lançamento de um selo comemorativo com a imagem da bandeira nacional e o mapa brasileiro todo em ipê amarelo em um lado, e do outro, a imagem da fundadora do grupo e diretora do Complexo ED/HC, Noide Ramalho. A justa homenagem à mestra e entusiasta do movimento contou com a presença do Presidente da Liga de Ensino do Rio Grande do Norte, Manoel de Medeiros Brito; do reitor do UNI-RN Daladier Pessoa Cunha Lima e da diretora do Complexo de Ensino ED/HC, Ângela Guerra Fonseca, além do assessor da Liga de Ensino, Alexandre Marinho e do presidente da UEB/RN, Carlos Pinto. O Grupo homenageou ainda antigos Escotistas e atuais colaboradores como forma de gratidão pela ação voluntária ao longo dos anos. O reitor do UNI-RN, Daladier Cunha Lima, e o Diretor de Escotismo do Grupo Neto Varela, foram condecorados com a Medalha de Gratidão Grau Ouro pelos bons serviços prestados ao escotismo potiguar. A Diretora do ED/HC Ângela Guerra recebeu a Medalha no Grau Bronze pelo seu trabalho de valorização dos Escoteiros.
O Grupo faz parte do Complexo de Ensino e está sempre envolvido com as ações pedagógicas da instituição, ajudando no que for preciso, como em caminhadas educativas, Dia do Amigo, Trilhas Ecológicas para os jovens disponibilizadas pela Escola, Jogos Internos, entre outros. 



Imbuído pelo espírito escoteiro de solidariedade e apoio na complementação da educação de jovens, o Grupo completa 16 anos de história e de sucesso. Hoje, com mais de 120 membros registrados que atuam semanalmente nas atividades e em diversos projetos locais e regionais, o 52/RN ajuda, por meio do Método Escoteiro, a construir um Mundo Melhor.

Parabéns ao Grupo.                                                                                                                              

Sempre Alerta