segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Curso de Monitores - Natal/RN


 Neste ultimo fim de semana muita coisa aconteceu com os escoteiros do GEHC.


Os monitores, sub-monitores e alguns líderes em potencial da Tropa Escoteira Felipe Camarão participaram do Curso de Monitores promovido pela UEB/RN nas dependências da sede campestre co Complexo de Ensino Henrique Castriciano. Um total de 160 jovens de 20 grupos, sendo dois destes da região da PB.


Com uma programação que instigava os jovens a utilizar o “Sistema de Patrulhas” em toda sua potencialidade, através de jogos, palestras, práticas e elementos próprios dos acampamentos escoteiros como o tradicional fogo de conselho.
Parabéns aos jovens pela disposição de aprender e fazer mais e melhor na nossa Tropa, parabéns aos voluntários que atuaram como staffs e escotistas.


A UEB/RN nosso agradecimento por preparar e executar um momento tão forte de aprendizagem. Que venha as próximas atividades.
Mais fotos no álbum do GE no Picasa.
SAPS!

Acampamento do Clã - Pedra da Boca/PB.


 O Clã Pioneiro Pendragon saiu em busca de fortes emoções neste fim de semana.
Com destino a Pedra da Boca, formação rochosa de aproximadamente 336 metros de altura, localizada na cidade de Araruna/PB, divisa com o município de Passa e Fica/RN, a 137km de Natal/RN.
A pedra apresenta uma cavidade provocada pela erosão, cuja configuração lembra um sapo gigante prestes a abocanhar algo, por isto seu nome. Este ponto de ecoturismo, situado em bioma de caatinga, apresenta além de rica variedade de animais e plantas, diversas outras rochas e oportunidades de praticas de esportes de aventura.


Acampamos na propriedade de Seu Tico, homem humilde, simpático e grande conhecedor da área que nos deu bastantes dicas sobre o terreno e nos acompanhou durante uma trilha de aproximadamente 3h, que realizamos sábado a tarde e passou por grutas, mata fechada e algumas escaladas a qual agradecemos presenteando com um lenço do nosso grupo e a certeza do retorno em breve.


Fora esta atividade, foi realizado um rapel de aproximadamente 60m na pedra do RN, a escalada até a boca da Pedra da Boca, um Fogo de Conselho animadíssimo e uma vigília bastante proveitosa.
Contamos com a presença de dois irmãos escoteiros do 10º/PB Cidade Viva que fizemos amizades e deixamos os convites mútuos de participação em atividades futuras.
Parabéns ao Mestre Mario pela qualidade e segurança na atividade, aos pioneiros pela empolgação e aos staffs pelo ótimo trabalho.
Fotos já estão no Álbum virtual do GE.
O ano começou com o pé direito para o Clã. Continuem o ótimo trabalho.
SERVIR!

domingo, 23 de janeiro de 2011

SIGUE jovem



SIGUE – O Sistema de Informações e Gerenciamento de Unidades Escoteiras - SIGUE é um programa desenvolvido para auxiliar as Unidades Escoteiras Locais – UEL (Grupos Escoteiros ou Seções Escoteiras Autônomas) e seus Associados, na administração das informações relativas às Atividades Escoteiras, Ficha Individual (120), Progressão Individual e demais informações.
O SIGUE funciona através de acesso direto a Internet, não sendo necessária à instalação de nenhum programa e nem download de arquivo. Todas as informações ficarão armazenadas em um servidor localizado no Escritório Nacional da UEB.
SIGUE JOVEM – O SIGUE JOVEM é o programa para os membros juvenis da UEL. Nele os Lobinhos, Escoteiros, Seniores e Pioneiros podem fazer consultas de suas informações e das informações da Seção a que pertencem.
No SIGUE JOVEM os membros juvenis somente poderão fazer consulta aos dados disponibilizados, não serão permitidas inclusões, nem exclusões das informações já existentes. 
Para facilitar a atualização dos dados dos membros juvenis, somente serão permitidas alterações, inclusões e exclusões nas seguintes itens dos “Dados Cadastrais”: o seu endereço residencial, o seu e-mail, o seu telefone residencial e celular, e a sua foto.
Só pode acessar o SIGUE JOVEM o Beneficiário (membro juvenil) devidamente registrado na União dos Escoteiros do Brasil.
O primeiro acesso ao SIGUE JOVEM é automático, não sendo necessária nenhuma solicitação ou autorização.
Para acessar clique no link “SIGUE JOVEM”.
Digite, no campo “Nº de registro”, o número do seu registro na União dos Escoteiros do Brasil, que é o número impresso na sua Carteira de Identificação Escoteira Anual. (Ex. 123456, sem o digito verificador).
Digite a sua data de nascimento no campo “SENHA” (Ex. Jovem nascido em 29 de fevereiro de 1990, senha inicial “29021990”).
Clique no botão “ENTRAR”.
Se as informações estiverem corretas o Menu Principal do SIGUE Jovem vai aparecer na tela. Caso isso não aconteça e aparecer à frase “Login ou senha inválida”, entre em contato com a Secretaria do Grupo Escoteiro.
Para acessar o SIGUE Jovem clique aqui.
SAPS!

Convite: Missa de sétimo dia - Monsenhor Penha

Neste domingo dia 23 de janeiro de 2011, às 17:00 na Igreja São Pedro - Alecrim, será celebrada a Missa de Sétimo dia de falecimento de Monsenhor Penha. 

Contamos com a presença de todos vocês (Lobinhos, Escoteiros, Seniores, pais/responsáveis) e orientamos que compareçam usando o traje escoteiro. 

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Acampamento do Clã – Dias 29 e 30 de janeiro.


Com o objetivo de integrar mais nosso clã, ser um momento de confraternização e termos muitas aventuras para o aprimorando em técnicas verticais, será realizado no Parque Estadual da Pedra da Boca, no município de Araruna/PB [137 km de Natal/RN] o primeiro acampamento do ano do Clã Pioneiro Pendragon.
A atividade vai iniciar as 05h50min da manhã do dia 29/01 com concentração em frente a AGAE [do lado do Natal Shopping] e retornando a Natal as 17h do dia 30/01.
O investimento é de R$ 40,00 com direito ao transporte, todas as refeições e material de programa.
Qualquer duvida é só ligar para o Mestre Mário no cel. 8722 2979.
Caso algum outro clã deseje participar conosco desta atividade informar o mais rápido possível.
Lembro que teremos muito esforço, então é necessário que se leve muita água, ou que se leve uma reserva de dinheiro para abastecimento. O protetor solar também é indispensável.

SERVIR!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Curso de Monitores – Ramo Escoteiro


Atenção monitores e sub-monitores da Tropa Escoteira Felipe Camarão!
Será realizado nos dia 29 e 30 de Janeiro um Curso para monitores do Ramo Escoteiro, oferecido pela UEB/RN, onde estão convidados todos os Grupos Escoteiros do RN.
 Podem participar APENAS os graduados da seção, formando uma patrulha (então já planejem qual vai ser)
 INFORMAÇÕES GERAIS
LOCAL: SEDE 52ºRN/ GE HENRIQUE CASTRICIANO - Natal/RN
DATA: 29 E 30 DE JANEIRO (SÁBADO E DOMINGO)
INÍCIO ÀS 7h30min DO SÁBADO (29/01)
TÉRMINO ÀS 15h30min DO DOMINGO (30/01)

DAS INSCRIÇÕES:
NÃO HAVERÁ TAXA DE INSCRIÇÃO
PERÍODO DE INSCRIÇÕES: DE 17/01 (sexta-feira) A 24/01 (segunda feira)

DO MATERIAL DE PATRULHA:
Será de responsabilidade das patrulhas levarem para o curso o seguinte MATERIAL:
Barraca para o pernoite;
Lona, para a construção de um toldo;
1 rolo de sisal;
Material de campo (pá/cavador)
Fogareiro, 2 panelas e 1 frigideira, para cozinhar as refeições
ALIMENTAÇÃO:
Cada patrulha irá cozinhar a própria refeição, com sugestões de cardápio e alimentos fornecidos pelo curso.

Qualquer duvida procurem a chefia.
Bom curso e Sempre Alerta!

Nota de Falecimento: Padre Penha


E com profundo pesar que informamos o falecimento de Monsenhor Penha.
O Monsenhor João Penha Filho -  é natural de touros , nasceu em 23 06 1926, foi ordenado padre católico em 1953 é graduado em jornalismo e cursou Doutorado no instituto internacional de sociologia de Roma.
Escreveu varias obras literárias, vigário em vario Municípios do RN, capelão do UFRN e do Colégio Nossa senhora das Neves, Superintendente Regional da LBA.
Nos anos 80 foi Comissário Regional do Escotismo Potiguar, quando fundou vários Grupos Escoteiros pelo interior e capital como: Grupo Escoteiro do Mirassol, Grupo Escoteiro Universitário (UFRN), Grupo Escoteiro Nossa Senhora das Neves e ainda o Grupo Escoteiro Guy de Larygudie em Macau - RN, onde realizou grande trabalho social com os Escoteiros e a comunidade local.
O 52º/RN Foi criado por Dona Noilde Ramalho após recebimento de uma carta de Monsenhor Penha que solicitava a criação de uma unidade local no Complexo de Ensino.
Pelos relevantes serviços prestados ao Escotismo recebeu as mais altas condecorações escoteiras: Tapir de Prata e Velho Lobo. 
O velório será na Igreja São Pedro no Bairro do Alecrim a partir das 13h com sepultamento as 9h de amanhã no cemitério do Alecrim.
Os Escoteiros de todo o RN estarão de Vigília durante toda a noite. Aqueles do nosso grupo que tiverem como se fazer presentes e prestarem está ultima homenagem ao grande baluarte do escotismo potiguar serão bem vindos.
SAPS!

domingo, 16 de janeiro de 2011

Nova bandeira dos Pioneiros

O Ramo Pioneiro não sabe o que é férias.
Durante sua ultima reunião no dia 13 de janeiro, foi escolhido mais um marco na restituição da identidade desta seção tão importante do GEHC, a escolha da sua Bandeira.


Parabéns aos Pioneiros e todos desejam ver em pouco tempo a bandeira rubra balançando ao sabor do vento.
SERVIR!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Atividades Regionais 2011 - Calendário

Assembléia e Congresso Regional
12 e 13 de Fevereiro
Dia Global do Voluntariado Jovem 
15, 16 e 17 de Abril
Mutirão Nacional de Ação Ecológica
04 e 05 de Junho
Aventura Sênior Regional
15, 16 e 17 de Julho
Mutirão Pioneiro Regional - Touros
05, 06 e 07 de Agosto
Mutirão Escoteiro de Ação Comunitária
12 e 13 de Setembro
ENED - Encontro Nordeste de Escotistas e Dirigentes - Teresina(PI)
17 e 18 de Setembro
Indaba Regional
24 e 25 de Setembro
Grande Caçada Distrital
 01 e 02 de Outubro
JOTA/ JOTI
14, 15 e 16 de Outubro
ELO Distrital
12 a 15 de Novembro

Agora e esperar e aproveitar!
SAPS!

sábado, 8 de janeiro de 2011

70 anos do falecimento de Baden-Powell


No dia que marca os 70 anos de falecimento do fundador do Movimento Escoteiro, transcrevemos a sua  última mensagem que deixou para os escoteiros antes de sua morte e mostra bem o que é o espirito escoteiro.
Encontrado em meio aos papéis de Baden-Powell depois de sua morte em 8 de janeiro, 1941, em sua casa no Quénia.
Caros Escoteiros:
Se vocês já assistiram a peça "Peter - Pan", lembrar-se-ão que o chefe dos piratas estava sempre fazendo o seu discurso de despedida, temendo que, ao chegar a hora de morrer, não tivesse tempo, talvez, de pronunciá-lo.
Passa-se o mesmo comigo, e assim, embora não esteja morrendo neste momento, isto irá acontecer qualquer dia destes, e desejo mandar a vocês uma última palavra de adeus.
Lembrem-se: esta é a última coisa que vocês ouvirão de mim, portanto, meditem sobre ela.
Tenho levado uma vida cheia de felicidades, e desejo que cada um de vocês tenha também uma vida igualmente feliz.
Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida.
A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites.
Um passo para a felicidade é, quando jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto.
O estudo da natureza mostrará a vocês quão cheio de coisas belas e maravilhosas Deus fez o mundo para o nosso deleite.
Fiquem contentes com o que possuem e tirem disso o melhor proveito. Vejam o lado bom das coisas em vez do lado pior.
Mas, o melhor meio para alcançar a felicidade é proporcionando aos outros a felicidade.
Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam "bem preparados" para viver felizes e para morrer felizes.
Mantenham-se sempre fiéis à sua Promessa Escoteira, mesmo quando já tenham deixado de ser rapazes, e Deus ajude a todos a procederem assim.
Do amigo
Lord Baden-Powell of Gilwell 

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Congresso Escoteiro Nacional 2011

O Congresso Escoteiro Nacional é um evento com ambiente para aprendizado e troca de experiências por todos os escoteiros do Brasil. Durante o Congresso são apresentados vários workshops, seminários e pequenos cursos. 
Neste evento, antigos e novos temas relacionados ao Escotismo são discutidos de forma aberta e participativa. 
Este evento que é organizado pela UEB - União dos Escoteiros do Brasil em parceria com a UEB – Distrito Federal este ano irá ser realizado entre os dias 29 de abril à 01 de maio de 2011 na cidade de Brasília - DF, em conjunto com a  Assembléia Escoteira Nacional e o XVI Fórum Nacional de Jovens Líderes. 
Participe você também deste evento. Mais informações aqui. 
Logo abaixo esta o vídeo promocional do evento e lembro que já temos dois membros do HC inscritos no evento.

 

SAPS!