quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Encontro Potiguar de Colecionadores Escoteiros


Você que coleciona  artigos escoteiros entre eles, lenços, distintivos, livros, camisetas, selos com tema escotismo e outros artigos, venha participar do 1º Encontro Potiguar de Colecionadores Escoteiros. O encontro vai acontecer no IFRN (próximo a cantina) no dia 28 de outubro, próxima quinta-feira, às 18 horas e 30 minutos.

Esperamos por todos neste encontro que é um momento de confraternização e de trocar idéia sobre o colecionismo.
SAPS

domingo, 24 de outubro de 2010

Halloween do GE Henrique Castriciano


A noite de sábado, dia 30 de outubro, terá bastante descontração para os membros juvenis do Movimento Escoteiro de Natal. Será realizado, à partir das 19:00, o Halloween do GE Henrique Castriciano. O evento é organizado pelo Ramo Sênior e a festa contará com a animação de um DJ, que tocará os sucessos do momento, sendo também oferecidas comidas e bebidas.
São esperados mais de 100 jovens vindos de outros Grupos Escoteiros da capital e amigos dos membros juvenis, neste evento que tem um grande potencial de integrá-los, estreitando ainda mais os laços de amizade com nossos irmãos escoteiros.
Aqueles que estiverem no melhor espírito de Dia das Bruxas e desejarem ir fantasiados poderão participar do Concurso de Melhor Fantasia concorrendo a brindes!
Não deixem de ir à festa, traga toda sua animação e curta bastante a noite!

Pernoite Escolar - Dia da Criança

Aventura, desafios e natureza. Essa foi a proposta do acampamento do Dia das Crianças, realizado pelo 52º Grupo de Escoteiros Henrique Castriciano e atletas do Gymnaestrada, no ultimo dia 11 de outubro. Trilhas, jogos e experiências inusitadas vão marcaram a programação do evento, que foi realizado na Sede Campestre ED/HC, durante dois dias. Aproximadamente 120 jovens estiveram presente, entre escoteiros e convidados, passando um dia das crianças bastante divertido.
Confiram algumas fotos:





Mais fotos em www.picasaweb.google.com/gehc52
SAPS!

Dia do Amigo da ED/HC

Uma manhã divertida para alunos e seus convidados. É essa a proposta do Dia do Amigo, que o Complexo de Ensino ED/HC realizou no sábado, 16 de outubro, dentro das comemorações da semana da criança.
Na programação que continha atividades culturais, artísticas e esportivas como: dança, artes marciais, trilha, caça ao tesouro, jogos de tabuleiro , natação, informática, contação de histórias e um passeio pela escola. 
O 52º/RN esteve presente dando apoio e aplicando diversas atividades com os presentes, fortalecendo os laços entre o grupo e a instituição manutendedora.
Cada aluno pode convidar um amigo para participar do evento, que é tradição no calendário escolar do Complexo.
Confira algumas fotos da atividade.




SAPS!

Cruzeiro do Sul de Lucila

Distintivo de Cruzeiro do Sul é o titulo concedido ao lobinho que tenha sido especialmente recomendado pelos escotistas da Alcatéia por apresentar elevado espírito escoteiro e que possuir, no mínimo, 5 (cinco) Especialidades, distribuídas entre pelo menos três (3) Ramos de Conhecimentos; a Insígnia Mundial de Conservacionismo, em qualquer de suas Etapas; tenha participado de, no mínimo, três atividades ao ar livre com pernoite (acampamento ou acantonamento) com sua Alcatéia; ter participado de uma boa ação coletiva com sua Alcatéia e saiba como se orientar pelo Cruzeiro do Sul. Este distintivo é Aprovado pela Diretoria do Nível Local, homologado pela Diretoria Regional e certificado pela Diretoria Executiva Nacional.


No ultimo dia 20 de outubro, a Lobinha Lucila Sousa Varela do Nascimento gravou seu nome na historia do 52º/RN ao receber seu distintivo de Cruzeiro do Sul, o 8º em 13 anos de grupo. A cerimonia de entrega foi bastante bonita, com decoração, doçes e a presença de escoteiros ilustres como o presidente da Região do Distrito Federal, a escotista Carmem Barreira que falou belas palavras de motivação aos presentes. Parabéns a quase ex-lobinha Lucila pelo seu esforço e dedicação, parabéns aos pais e escotistas pelo apoio nessa jornada e mantenhamos o bom trabalho a fim de ter mais e mais distintivos especiais e melhores escoteiros em nosso grupo.





SAPS

Novas Promessas na Tropa Escoteira Felipe Camarão

Promessa Escoteira sintetiza o embasamento moral do Movimento Escoteiro. No momento da Promessa, os membros do Movimento se comprometem voluntariamente, a se conduzir de acordo com a orientação moral do Movimento, reconhecendo a existência de deveres que tem de serem cumpridos. Os elementos da Promessa Escoteira estão contidos nos Princípios do Movimento Escoteiro.



 No dia 20 de outubro de 2010 mais 6 jovens e 2 chefes aceitaram viver de acordo com a lei e a promessa escoteira, alegrando ainda mais a familia GEHC.



Sucesso a todos e mantenham o espírito de B-P, assim como fala nosso grito de grupo, sempre na mente!
SAPS!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

JOTI 2010 - Mais algumas atividades

Vejam mais algumas das atividades que nossos membros juvenis cumpriram durante o JOTI 2010.

A tarefa se chamava Cinema de 1 minuto, e nossos jovens mesclando humor e muita criatividade fizeram uma paródia/resumo do filme Rambo 3:



Já nesse outro vídeo, uma montagem foi elaborada com os membros cantando o famoso: 1, 2, 3, 4...



Em seguida, nosso Escotista Bruno deu uma de Danilo Gentili, protagonizando esse stand up comedy sobre acampamentos escoteiros:




Por fim, sêniores e pioneiros encenaram esse pequeno teatrinho com personagens feitos em origami, confiram:

domingo, 17 de outubro de 2010

Classificação do JOTI 2010 - GEHC é Diamante


Com grande ALEGRIA que comunico que a participação dos nossos seniores, pioneiros e escotistas que fizeram do Jamboree On The Internet, o JOTI, a atividade que possibilita a reunião de 500 mil escoteiros do mundo todo através da rede mundial de computares foi tão primorosa, que a nossa base foi classificada com o padrão DIAMANTE, o mais alto entre a classificação final.
Parabéns pelo esforço e que se mantenha o elevado padrão de qualidade que tão bem honra o nome do 52º/RN GE Henrique Castriciano.

Bravo, Bravo, Bravíssimo. 

JOTI 2010 - Escoteiros do HC - Haka potiguar

Um pouco mais do JOTI.

JOTI 2010, Acabou.


Com mais de 24h de funcionamento, a base "Escoteiros do HC" só tem a comemorar. O Ramo Sênior e o Clã de Pioneiros honraram o nome do 52º/RN mostrando que com companheirismo, alegria e muita criatividade toda tarefa pode ser realizada.


As tarefas deste ano exigiram muitas habilidades manuais, comunicação com diversos escoteiros de diferentes países e muito gosto pela cultura. Tivemos que arregaçar as mangas e desenhar, montar, fotografar e até ir a outras partes da cidade para alcançar nossos objetivos.


Aproveitamos o momento para agradecer ao Complexo de Ensino ED/HC/FARN pelo apoio, cedendo um dos laboratórios de informatica da instituição e permitindo nosso pernoite.


Agora é esperar pelo resultado, mas cientes que fizemos nosso melhor possível e que ano que vem estaremos de volta e em maior numero. 
Por fim, a Diretoria Técnica agradece ao Assistente do Tropa Sênior Felipe Bruno por ter coordenado tão bem a base , nosso grato, grato, gratíssimo.

XIX MutEco - Tropa Sênior

Com o tema "Plante uma arvore, respire melhor" , o 19º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica promovido pela União dos Escoteiros do Brasil e realizado pelos seus sócios, teve como proposta conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação das matas e dos benefícios do plantio correto de arvores. A Tropa Sênior Asteca do 52º/RN, aceitou o desafio de participar desta atividade e convidou o Escotista e Agrônomo Mario Leidson para explicar como conseguir uma muda e fazer o plantio correto.

Os membros Juvenis ficaram bastantes satisfeitos com a atividade e com o aprendizado das diferentes técnicas repassadas.



Outras fotos deste evento podem ser vistas no nosso Álbum virtual : www.picasaweb.google.com/gehc52
SAPS!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

04 de outubro - Dia Mundial do Lobinho

Lobismo

"Um ponto essencial é manter o Lobismo tão diferente, quanto o possível do Escotismo, de forma que o lobinho tenha desejo de chegar a ser escoteiro quando estiver na idade adequada. Um menino que está crescendo anseia por mudanças e variedade, e se o Escotismo não é mais que um passo adicional do Lobismo, se cansaria dele. Ele quer encontrar novas práticas e novas idéias quando se tornar um escoteiro".
Baden-Powell

Como Começou
Na edição original do livro "Escotismo para Rapazes", Baden Powell não fixou um limite de idade mínima, nem máxima para o ingresso do menino no Movimento Escoteiro. Como conseqüência disso as tropas tinham meninos cujas as idades flutuavam entre 9 a 18 anos.
As coisas, no entanto, não eram tão simples assim! Imediatamente levantaram-se agudas e persistentes vozes dos meninos que eram muito pequenos para serem escoteiros, irmãos menores, que não estavam na faixa etária da "diversão" organizada no princípio do século, queriam entrar na brincadeira e não podiam esperar mais.
Os "pequenos" foram tão persistentes, intrometendo-se nas reuniões de Tropa e iniciaram alguns ensaios por volta de 1909. Os primeiros esforços de trabalhar com meninos menores não obtiveram sucesso. Alguns escoteiros sentiram em receber estas crianças como "Junior Scouts, mas os resultados foram desastrosos. A tropa desestruturou-se, os mais velhos não desejavam misturar-se com os pequenos e estes não conseguiram acompanhar as vigorosas atividades feitas pelos escoteiros.
Tomar providências para que o que mais tarde foi chamado "Junior Scouts"(Escoteiro Junior), foi uma tarefa muito árdua para Baden Powell, pois embora ele estivessem receptivo à idéia, teve que tomar precauções para evitar a impressão que seu Movimento estava criando um jardim de infância para escoteiros.
Naturalmente o uniforme era o mais esperado pelos meninos, assim, essa primeira versão do LOBISMO usava chapéu de abas largas, um lenço, uma mochila e um bastão.
Eles aprendiam nós simples, sinais de pista, semáforos e noções rudimentares de primeiros socorros.
Isto, na verdade, constituía uma versão diluída do Escotismo aplicada por incomodados Assistentes ou Chefes de Tropa.Não há dúvida de que o pioneiro do nosso ramo foi o Reverendo A.R. Brow, Chefe da Tropa número 1 do Enfield Highway, em Niddlessex, Inglaterra. Foi ele quem em janeiro de 1910, publicou um artigo no "Headquarters Gazette", onde concretamente questionava: O que iremos fazer com os meninos menores de 12 anos?
B.P. teve dupla preocupação, conforme explicou em artigo do "Headquarters Gazette", a primeira era de não exaurir as crianças desta idade com atividades que não estavam além de sua capacidade física; e a segunda era evitar o risco de perturbar os rapazes mais velhos, os quais poderiam se sentir humilhados em terem de executar as mesmas atividades que os mais jovens.
Para esclarecer as suas idéias, escreveu no final do ano de 1913 as primeiras tentativas de denominar os meninos menores e entre as sugestões do chefe estavam os nomes de :Juniores Scouts ? Beavers (castores) ou Wolf Cubs (lobinhos) ou Cubs (filhotes) ou Colts (potros) ou. Trappers (ajudante de caçador).
Em suma B.P. preocupava-se que o novo ramo tivesse suas próprias características, não fosse uma versão simplificada do programa dedicado aos escoteiros
Depois deste período de experiências e indagações, B.P. solicitou a Percy W. Everett que estudasse o que estava fazendo e que redigisse um esquema provisório. Em novembro de 1913, Everett lhe apresentou um projeto intitulado: Regras para escoteiros menores .
Sobre este manifesto o Chefe manifestou seu agradecimento ao reverendo Everett, salientando apenas o uso de uma nomenclatura e a distinção necessária pelo uniforme. Segundo B.P. o nome "Lobinho" ou "Cachorro" seria muito adequado especialmente este último para designar os Pata Tenras. Quanto ao uniforme disse que um boné, semelhante ao usado no jogo de criket e um suéter estaria muito de acordo com a elegância e praticidade necessária.
Com mudanças e emendas, em 1914, o Headquarter Gazette publicou o esquema para "Lobinho" ou "Jovem Escoteiro" que não era mais que uma forma modificada de adestramento de escoteiros; incluía uma forma de saudação, um emblema em forma de cabeça de lobo, a promessa simples de servir e cumprir o dever e alguns testes simples adaptados a faixa etária. O clima de guerra imprimia um forte sabor patriótico, com muitas manobras, marchas, saudações a Bandeira e cantar o Hino Nacional.
A publicação desse esquema foi acompanhada da promessa de B.P. de elaborar um Manual próprio para os pequenos o qual abordasse um método com características próprias.
Os uniformes variam, as atividades variam, mas os lobinhos em volta do mundo juntam-se em uma fraternidade através da Promessa e todos parecem pensar da mesma forma que Baden Powell:
"Quando um companheiro faz uma Promessa, significa que será uma terrível desgraça se ele depois a negligenciar ou esquecer de cumpri-la. Em outras palavras: quando um lobinho promete cumpri-la, você pode estar absolutamente certo que ele vai fazer isto."
Bibliografia:
- 75 Years of Scouting - The history of the Scout Movement in Words and Pictures
- El Moviment Scout Mundial
- The Scout Moviment - Wolfs Cubs
- 250 Milhões de Escoteiros - Lazlo Nagy
- History of Cub Scouting
- Forty Years Ago - Vera Barclay
- Livreto : A História do Lobismo (Vânia Dohme)

domingo, 3 de outubro de 2010

Nova pintura da Gruta da Alcatéia

Os escotistas do Ramo Lobinho estão de parabéns pela nova pintura da sala do ramo.
Ficou muito bonita, organizada e com um ar de floresta que irá proporcionar ainda mais aos lobos a sensação de estarem na verdadeira Jângal.
Confira as fotos:




Melhor Possível!

sábado, 2 de outubro de 2010

Assembléia Regional 2010 e Curso Preliminar


No últimos dias 23 e 24 de setembro, aconteceu na cidade de Guamaré/RN, o Congresso Escoteiro  e a Assembléia Regional da União dos Escoteiros do Brasil/RN. Durante os dois eventos foram realizadas várias oficinas temáticas: Registro Escoteiro, Sistema de Patrulhas, Planejamento do Grupo Escoteiro,Compreendendo Melhor o Escotismo, Reunião de Coordenador de Distrito,Coordenador de Ramo, Coordenador e Atividades, Coordenador de Projetos PEE, Relações Institucionais, Reuniões Semanais, Segurança em Atividades, Parcerias entre Grupos Escoteiros e Grupo Padrão. O HC foi representado pelo Delegado Danilo Dantas que avaliou muito bem os eventos em especial a quantidade significativa de novos grupos participando destes eventos que norteiam os rumos do escotismo no RN.



No mesmo final de semana aconteceu no Complexo ED/HC/FARN o Curso Preliminar para escotistas e dirigentes Escoteiros. Neste curso 11 membros do 52º/RN fizeram presentes, sendo 6 voluntários e 5 pais que desejavam conhecer mais do movimento, com isso, todos os voluntários do grupo realizaram a capacitação mínima conforme os regulamentos da UEB. Parabéns ao adultos que foram muito elogiados pela coordenação do curso.